Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão do Senado aprova união estável entre pessoas do mesmo sexo

    A comissão do Senado aprovou nesta quinta-feira (24/5) um projeto de lei que altera o Código Civil brasileiro e passa a reconhecer como legítima a união estável entre pessoas do mesmo sexo. De autoria da senadora Marta Suplicy (PT-SP), a proposta transforma em lei uma decisão já tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em maio de 2011.

    O PLS 612/11 (Projeto de Lei do Senado) dá nova redação aos artigos 1.723 e 1.726 do Código Civil, reconhecendo como entidade familiar a "união estável entre duas pessoas [e não mais entre homem e mulher], configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida como objetivo de constituição de família".

    A proposta também abre a possibilidade de conversão da união estável homoafetiva em casamento, bastando solicitar requerimento ao oficial do Registro Civil. Nesse pedido, os interessados devem declarar não ter impedimentos para casar-se e indicar o regime de bens que passarão a adotar.

    Na CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) do Senado, o projeto recebeu parecer favorável da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que reconheceu no texto a capacidade de "finalmente retirar o Poder Legislativo da inércia em que se encontra em matéria de proteção jurídica aos casais formados por pessoas do mesmo sexo".

    Agora, o projeto segue para votação terminativa na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). Caso seja aprovado, e não haja recurso para exame do plenário, a matéria seguirá direto para tramitação na Câmara dos Deputados.

    "Sinto que foi uma coisa histórica, pois o Congresso Nacional nunca aprovou nada para os homossexuais", disse Marta Suplicy. A senadora lembrou que de um projeto de sua autoria (PL 1151/95), que trata da parceria civil, e que está há 16 anos na Câmara sem votação. "E o projeto que combate a homofobia [PLC 122/06] também está há muito tempo aqui no Senado", comentou Marta.

    Casamento religioso

    "As uniões homoafetivas são fatos consumados e cada vez mais amplamente aceitos na sociedade, à medida que se eliminam preconceitos, como já ocorreu com os casamentos inter-religiosos e inter-raciais", lembrou a relatora, em seu parecer.

    No relatório, a senadora Lídice da Mata também ressaltou que o projeto não terá qualquer impacto sobre o casamento religioso. "Dessa forma, não fere de modo algum a liberdade de organização religiosa nem a de crença de qualquer pessoa", disse a senadora. "Embora garanta", ressalvou, "que a fé de uns não se sobreponha à liberdade pessoal de outros".

    Ao finalizar o seu voto, Lídice da Mata afirmou que, do Poder Legislativo, se espera a pacificação definitiva da polêmica. Para ela, a despeito dos avanços - decisão do STF e posições adotadas pela Receita Federal e pelo INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) - ainda é grande a insegurança jurídica sobre o tema.

    "Mesmo que muitas pessoas ainda pratiquem a discriminação homofóbica, não se pode admitir a prevalência das convicções pessoais de uns sobre os direitos fundamentais de outros", finalizou.

    • Publicações3477
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-do-senado-aprova-uniao-estavel-entre-pessoas-do-mesmo-sexo/3130078

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)